Páginas

sábado, 27 de dezembro de 2014

The Tudors | O Campo do Pano de Ouro



No segundo episódio da primeira temporada da série The Tudors, Henrique VIII encontra-se com Francisco I, rei da França. O objetivo do encontro era traçar uma aliança de amizade e paz entre os dois reinos. O encontro entre os monarcas ocorreu em Val d'Or, próximo a Calais, na França.

Esse evento histórico representado na série The Tudors, refere-se a um dos acontecimentos mais importantes do reinado de Henrique VIII. "O Campo do Pano de Ouro", assim chamado devido aos refinados ornamentos usados na ocasião como esplêndidas ambientações construídas com tecidos dourados e panos ornados a ouro, foi em evento diplomático entre os reis da Inglaterra e da França, Henrique VIII e Francisco I, respectivamente.

O objetivo do encontro, realizado em junho de 1520, era, assim como mostrado no episódio, estreitar as relações de amizade entre os reinos e colocar um ponto final em qualquer diferença entre eles. Além disso, os monarcas tentavam estabelecer uma aliança contra Carlos V de Habsburgo, rei da Espanha.

A conferência também marcou o primeiro encontro entre Henrique VIII e Francisco I que nunca tinham se encontrado antes. Cada rei procurava impressionar um ao outro, assim como o episódio sugere. Cada soberano buscava vestir um traje mais pomposo que o outro. Também realizam banquetes, competições e apresentações musicais para enaltecer a própria imagem. Toda a conferência foi organizada pelo cardeal Wolsey que, como representante do papa, dispunha dos poderes do sumo pontífice.

"O Campo do Pano de Ouro"

Outro acontecimento retratado nesse episódio foi a luta corporal travada entre os dois soberanos. Isso realmente aconteceu, Existem versões afirmando que Henrique VIII teria agarrado Francisco I pelo colarinho e o desafiado para o combate, o rei francês então teria jogado Henrique ao chão. O episódios representa o fato como uma sugestão de combate "amigável". Ao final do embate, as consequências não foram nada boas: os franceses ficaram numa péssima situação, pois Henrique perdeu a luta para Francisco e naquele mesmo ano, secretamente, o cardeal Wolsey realizou um acordo com Carlos V que mais tarde declarou guerra contra a França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário